quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dados de usuários do Facebook foram vendidos

Após investigar denúncias de que os identificadores de usuários (UIDs) teriam sido repassados acidentalmente a anunciantes, por desenvolvedores de alguns aplicativos, o Facebook teve uma surpresa. Foi descoberto que alguns dos programadores de apps (applications software) estavam coletando os dados, de uma forma intencional, e até vendendo-os. Em resposta, o site se manifestou da seguinte forma, "iremos modificar a maneira com que o site “fala” com os aplicativos, para que identificadores de usuários não precisem ser transferidos e não sejam mais repassados nem por acidente".
O site ainda afirmou que tem uma posição contrária a comercialização de quaisquer dados pessoais, como está escrito em sua política de privacidade e prometeu punir os desenvolvedores que estavam armazenando os UIDs propositadamente. Eles ficarão impedidos de usarem os canais de comunicação do Facebook por cerca de seis meses e serão obrigados a passar por auditorias. 
Repetidamente, o Facebook vem enfrentando denúncias sobre problemas relacionados ao "vazamento" de dados dos seus usuários. Cerca de duas semanas atrás, as agências de notícias alertavam para um possível envio das identidades dos usuários na rede para empresas de publicidade. Games da empresa Zynga, como o FarmVille e o Texas HoldEm Poker poderiam estar distribuindo esses RGs da rede, para as corporações. Quando o assunto é Facebook, é sempre bom ficar atento.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/11/facebook-admite-que-dados-de-usuarios-foram-vendidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário